Com 136 anos de existência o cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro é um dos cemitérios mais famosos do país, e hoje aqui no Blog da Floricultura Marajoara você vai conhecer um pouco mais desse cemitério que é cheio de curiosidades.
Na sua fundação o cemitério era administrado pela Santa casa de misericórdia do Rio de Janeiro e seu primeiro sepultamento foi de uma garotinha chamada Rosaura, filha de Cândido Maria da Silva no dia 04/12 de 1852. Muitos sepultamentos ocorreram até o ano de 1855 por conta de uma grande epidemia de febre amarela que atingia a corte imperial.
O cemitério ocupa uma vasta área, tendo de frente pela Rua General Polidoro, 333,5 metros, estendendo-se desde daquela frente, até as vertentes do Morro de São João, tendo na parte plana a superfície de 183.123 metros quadrados. Por dentro do terreno passa canalizado o Rio Berquó.
Pela grande quantidade de pessoas famosas ali sepultadas, o São João Batista é conhecido como “o cemitério das estrelas”. É também a necrópole que mais abriga tumbas de chefes de estado no Brasil, com pelo menos oito ex-presidentes da república, diversos primeiros-ministros do Império e até um ex-chefe de governo estrangeiro (Marcello Caetano, ex-presidente do Conselho de Ministros de Portugal).
Apesar de ser um cemitério com mais de 100 anos de historia o cemitério não ficou para trás no quesito tecnologia! O cemitério é o primeiro da America Latina a entrar para o Google Street View! Você pode visitar os túmulos históricos do cemitério sem sair de casa! O cemitério também conta com QR Code nos túmulos mais famosos, assim os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a personalidade que ali está sepultada.

QR Code sendo usado no cemitério(Foto Site do cemitério São João Batista)
Lamentavelmente, os últimos anos têm sido de abandono do local, que sofre com o abandono por parte da administração, a degradação das áreas mais distantes e o vandalismo. Recentemente, ações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vêm investigando a ocupação ilegal de espaços no cemitério, onde o traçado original das aléias foi alterado e ocupado com mais jazigos, além de problemas relacionados à contaminação do lençol freático de Botafogo.
Túmulos de famosos

Tom Jobim (Foto Wikipédia)

Carmen Miranda (Foto Wikipédia)
Conheça nossos Sites: Coroas na Hora e Floricultura Marajoara.
Redes Sociais: